terça-feira, 16 de setembro de 2008
Produção Mundial de Veículos - 1998/2007
1998................. 53.116.996............... 2.069.703
1999................. 56.258.892............... 1.350.828
2000................. 58.374.162............... 1.681.517
2001................. 56.304.925............... 1.817.237
2002................. 58.994.318............... 1.791.530
2003................. 60.663.225............... 1.827.791
2004................. 64.496.220................2.317.227
2005................. 66.482.439............... 2.530.840
2006................. 69.222.975............... 2.611.034
2007................. 73.152.696............... 2.970.818
Os dados foram divulgados pela OICA - International Organization of Motor Vehicle Manufactures.
Dias Gomes - Vítima de Acidente de Trânsito
Alfredo de Freitas Dias Gomes (Salvador BA 1922 - São Paulo SP 1999). Autor. Sua obra tem uma abordagem humanista de esquerda, com temática voltada para o homem brasileiro e sua luta com a engrenagem social. Entre elas, O Pagador de Promessas, um clássico da moderna dramaturgia brasileira.Maysa - Vítima de Acidente de Trânsito

Maysa Figueira Monjardim (São Paulo, 6 de junho de 1936 — Niterói , 22 de janeiro de 1977), mais conhecida como Maysa Matarazzo ou, simplesmente Maysa, foi uma cantora , compositora e atriz brasileira.
Morreu no Rio de Janeiro, vítima de um acidente na Ponte Rio-Niterói, em 22 de janeiro de 1977.
Vìtimas de Acidentes de Trânsito

Lidu e Eduardo, do Corinthians, morreram em acidente ocorrido na Marginal Tietê, perto do Parque São Jorge.
Weverson, goleiro do São Paulo, em acidente na Rodovia Régis Bittencourt, no sentido São Paulo-Paraná, entre os municípios de Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra.
Natália Manfrim, jogadora de vôlei.
O atacante Mahicon Librelato, revelado pelo Criciúma, jogava pelo Internacional quando morreu em acidente automobilístico, em Florianópolis.
Clébson, lateral-direito do Vasco, morreu na estrada de Salvador para Itiúba, sua cidade natal.
Dirceu, que jogou por Vasco, Fluminense e Botafogo, morreu em acidente de carro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Edvaldo, ponta-esquerda do São Paulo e da seleção brasileira, nos anos 80, morreu em desastre de carro, na rodovia Castelo Branco, no município de Boituva, interior de São Paulo.
Alexandre, reserva do goleiro Zetti, no São Paulo, morreu em acidente automobilístico na rodovia Castelo Branco.
Alemão, atacante do Palmeiras, na Via Light, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Dener - Vìtima de Acidente de Trânsito

Everaldo - Vìtima de Acidente de Trânsito
Everaldo Marques da Silva (Porto Alegre, 11 de setembro de 1944 - Cachoeira do Sul, 27 de outubro de 1974), mais conhecido como Everaldo, foi o primeiro atleta que atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo. Por este feito ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio.Princesa Diana - Vìtima de Acidente de Trânsito


James Dean - Vìtima de Acidente de Trânsito

James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de Fevereiro de 1931 - Salinas, Califórnia, 30 de Setembro de 1955) foi um ator, fotógrafo e piloto de corridas estadunidense. É considerado por muitos como um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950. Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de Setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas
Filmografia:
1955 - Vidas amargas
1955 - Juventude transviada
1956 - Assim caminha a humanidade
1953 - Atalhos do destino
1952 - Sinfonia prateada
1951 - Baionetas caladas
1951 - O marujo foi na onda

Curiosidades sobre o carro em que James Dean morreu:
* Quando o carro foi rebocado do local de acidente e levado a uma garagem, o motor escorregou e caiu sobre o mecânico, despedaçando ambas as suas pernas.
* Mais tarde o motor foi comprado por um médico que o colocou em seu carro de corridas e faleceu logo depois que uma corrida começou. O mesmo ocorreu com outro piloto na mesma corrida; seu carro usava o eixo cardã do carro de Dean.
* A garagem onde o Porsche foi reparado posteriormente foi destruída por um incêndio.
* Mais tarde o carro foi exibido em Sacramento (EUA), mas caiu da armação em que estava e quebrou o quadril de um adolescente.
* No Oregon, o trailer em que o carro estava sendo exibido deslizou de onde estava preso e destruiu a fachada de uma loja.
* Finalmente, em 1959, o carro misteriosamente quebrou em onze pedaços enquanto estava suspenso em um suporte de aço.
Carlos Pena Filho - Vítima de Acidente de Trânsito
Carlos Pena Filho (Recife, 17 de maio de 1929 — Recife, 1 de julho de 1960) foi um poeta brasileiro, considerado um dos mais importantes poetas pernambucanos da segunda metade do século XX depois de João Cabral de Melo Neto.Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, em frente à qual hoje se encontra o busto do poeta. Faleceu aos 31 anos, vítima de um acidente automobilístico, em 1º de julho de 1960, no Recife.
Qual a diferença entre loiras e sinais de trânsito?
- Alguns sinais de trânsito dizem PARE. . .
Trânsito e Tráfego
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Hollanda:
Tráfego: transporte de mercadorias em linhas férreas;
Trânsito: movimento dos pedestres e dos veículos nas cidades, considerado em seu conjunto.
Juscelino Kubitschek - Vítima de Acidente de Trânsito

Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, 12 de setembro de 1902 — Resende, 22 de agosto de 1976) foi um médico , militar e político brasileiro. Conhecido como JK , foi prefeito de Belo Horizonte , governador de Minas Gerais e presidente do Brasil entre 1956 e 1961 . Foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX . Juscelino foi também o último mineiro a ser eleito presidente do Brasil pelo voto direto. Financiou a implantação da indústria automobilística e da indústria naval, a expansão da indústria pesada, a construção de usinas siderúrgicas e de grande usinas hidrelétricas, como Furnas e Três Marias, abriu as rodovias transregionais e aumentou a produção de petróleo da Petrobrás.
Faleceu em 1976, em um desastre automobilístico, em circunstâncias até hoje pouco claras, no quilômetro 328 da Rodovia Presidente Dutra, na altura da cidade fluminense de Resende. Até hoje, o local do acidente é conhecido como "curva do JK". Mais de 300 mil pessoas assistiram a seu funeral em Brasília. Seus restos mortais estão no Memorial JK, construído em 1981 na Capital Federal por ele fundada.
Isadora Duncan - Vìtima de Acidente de Trânsito
Isadora Duncan, nome artístico de Dora Angela Duncanon (São Francisco, 27 de maio de 1877 — Nice, 14 de setembro de 1927) foi uma bailarina dos Estados Unidos da América. Precursora da dança moderna, em sua proposta de instaurar uma dança completamente diferente do balé clássico, procurou inspiração em movimentos da natureza- ventos, palmeiras- e em poses e atitudes encontradas em cerâmicas e esculturas da Grécia Antiga.Albert Camus - Vítima de Acidente de Trânsito
Albert Camus (Mondovi, 7 de novembro de 1913 — Villeblevin, 4 de janeiro de 1960) foi um escritor e filósofo nascido na Argélia . Na sua terra natal viveu sob o signo da guerra , fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor. Conhece Sartre em 1942 e tornam-se bons amigos no tempo de pós-guerra. Conheceram-se devido ao livro "O Estrangeiro" sobre o qual Sartre escreveu elogiosamente, dizendo que o autor seria uma pessoa que ele gostaria de conhecer.Camus morreu em 1960 vítima de um acidente de automóvel. Em sua maleta estava contido o manuscrito de "O Primeiro Homem", um romance autobiográfico.
Rainha Asdrid - Vítima de Acidente de Trânsito
Astrid, princesa da Suécia, a terceira filha do príncipe Óscar Carlos da Suécia, irmão do rei Gustavo e de sua mulher Ingeborgn nasceu em Estocolmo em no dia 17 de Novembro de 1905, e viria a ser a quarta rainha dos belgas.Pierre Currie - Vítima de Acidente de Trânsito
Pierre Curie (Paris, 15 de maio de 1859 – Paris, 19 de abril de 1906) foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezoelectricidade e radioatividade. Obteve o prêmio Nobel da Física em 1903, juntamente com a sua mulher Marie Curie, outra famosa física: "em reconhecimento pelos extraordinários serviços que ambos prestaram através da suas pesquisas conjuntas sobre os fenômenos da radiação descobertos pelo professor Henri Becquerell".Custos dos Acidentes de Trânsito
A determinação dos custos dos acidentes de trânsito envolve as variáveis perdas de rendimentos futuros, danos aos veículos, custos médicos-hospitares, danos as cargas, administração de seguros, etc. Alguns estudos foram realizados no Brasil:
1 – O Eng. Hildemar Nunes Cunha do DER do Estado de São Paulo realizou um estudo sobre os custos dos acidentes de trânsito em dezembro de 1978, o qual determinou que o valor assumido por uma morte devido aos acidentes de trânsito equivale a US$ 145.000,00 e para uma vítima ferida, esse custo é de US$ 1.080,00.
O custo total de vitimação ( mortos e feridos ) foi calculado em US$ 18.150,00.
2 – Em setembro de 1994, uma estimativa dos custos de acidentes de trânsito ocorridos no Brasil, foi divulgado pelo DNER e os valores obtidos foram:
Valor do custo médio do acidente de trânsito envolvendo vítima fatal: US$ 136.000,00;
Valor do custo médio do acidente de trânsito envolvendo vítima não fatal: US$ 24.070,00;
Nos Estados Unidos, estudos realizados pela National Highway Traffic Safety Administration ( NHTSA ) em 1994, determinaram os seguintes valores para os custos dos acidentes de trânsito:
a) Custo total dos acidentes de trânsito: US$ 150.500.000.000,00, referente a 40.676 mortos, 5.200.000 feridos e 27.000.000 de veículos avariados ( número equivalente a frota de veículos no Brasil...);
b) Do total de US$ 150,5 bilhões, US$ 17 bilhões foram devidos a despesas hospitalares ( 11,3%)...
c) Acidentes que envolveram pessoas alcoolizadas resultaram em um custo de US$ 45 bilhões (30%)....
d) Acidentes devido ao excesso de velocidade custaram US$ 27,7 bilhões ( 18,4% )....
Dados mais recentes ( ano 2.000 ) sobre custos dos acidentes de trânsito nos Estados Unidos apresentaram os seguintes resultados:
a) Os custos foram US$ 230,6 bilhões; custo médio de acidente com vítimas foi de US 31.974,00;
b) O uso do cinto de segurança evitou a morte de 11.900 pessoas e 325.000 feridos graves ( economia de US$ 50 bilhões );
c) 9.200 pessoas morreram e 143.000 ficaram gravemente ferido por não estarem usando o cinto de segurança e isto custou US$26 bilhões.
Outras informações sobre os custos de acidentes de trânsito podem ser obtidas no site www.nhtsa.dot.gov.
Curiosidades
História do Automóvel - Parte 2
Em 1960, a frota de veículos do Brasil era de 508 mil veículos. Atualmente, nossa frota é de mais de 30 milhões de veículos, a qual cresce em média 6% ao ano e estará duplicada no ano de 2008.Vale salientar que 40% da frota está circulando nas capitais dos Estados brasileiros. Anualmente são fabricados cerca de 2.000.000 de veículos no Brasil. Nosso país possui um cerca de 2 milhões de quilômetros de rodovias, sendo que, apenas 9% estão pavimentadas...
As estatísticas de acidentes de trânsito revelam dados impressionantes:
* O trânsito mata mais que as doenças do aparelho respiratório, pneumonia, diabetes, doenças hipertensivas, neoplasma maligno da traquéia, brônquios e pulmões e AIDS;
* No Brasil, o DNER realizou um estudo sobre os custos dos acidentes de trânsito e estimou o valor de 13.360 dólares por pessoa vitimada. Assim, podemos estimar os custos dos acidentes de trânsito para o ano 2.000 no Brasil: 380.000 vítimas x US$13.360 =5.076.800.000 dólares = R$ 15.230.400.000 ou 1 milhão de carros populares...
História do Automóvel - Parte 1
O espirito inventivo e inquieto do homem voltava-se para uma das maiores invenções: um veículo que locomover-se por si mesmo. Um desses pioneiros foi HANS HAULTSCH, que no ano de 1650, na cidade de Nuremberg, construiu um veículo impulsionado por um mecanismo semelhante ao utilizado nos relógios.
Na Inglaterra, em 1776, James Watt (1723-1819) inventa a máquina à vapor, que revolucionou a indústria daquele país. Baseado no princípio da máquina de Watt, Nicolas Cugnot, em 1769, construiu o primeiro veículo que andava por meio de sua própria energia. Em 1825, George Stephenson (1781-1848) construiu a primeira locomotiva. Em 1865, o governo inglês elabora as LOCOMOTIVES ACTS, que ficou conhecida como a Lei da Bandeira Vermelha. Este decreto obrigava que todos os veículos que não fossem movidos por tração animal, deveriam ser precedidos por um homem, a pé, agitando uma bandeira vermelha. Essa Lei foi a principal causa do atraso no desenvolvimento dos veículos automotores de maior velocidade na Inglaterra.
Na Alemanha, em 1886, Karl Benz ( 1834-1900 ), produziu o primeiro veículo comercial: Atingia a velocidade de 16km/h. O combustível utilizado era a benzina.
Em 1894, Levessor Kreb revolucionou o desenho do automóvel. Projetou o PENHAROL, com motor dianteiro, freios e acelerador acionado por pedais.
Nos Estados Unidos, Henry Ford ( 1863-1947 )desenvolveu o Modelo –T e criou a primeira linha de produção. Em 1903, já fabricava 1.000 veículos por dia. Até o ano de 1927, haviam sido fabricados mais de 15 milhões do famoso Modelo T.
No decorrer do século XX, a humanidade alcançou enorme progresso tecnológico que lhe permitiu elevar seu nível cultural e suas condições de vida, graças a um meio de transporte rápido e prático: o automóvel. Entretanto, o uso generalizado deste meio de transporte concorreu para o aumento do número de acidentes de trânsito, atribuídos a diversos fatores.
Um acidente de trânsito é uma falha no sistema VIA-VEÍCULO-CONDUTOR, na execução de uma ou mais operação necessária para completar uma manobra sem danos.
Os problemas de trânsito são semelhantes em todos os países do mundo, mas os métodos de abordagem da questão são diferentes No Brasil, o primeiro automóvel foi trazido de Paris, no ano de 1891, por Santos Dumont. O veículo era um Peugeot de rodas altas e 3,5 CV. Naquela época eram eleitos os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da República do Brasil. O país tinha 14 milhões de habitantes - mais de 80% vivendo na zona rural. Em 1907 foi inaugurado o AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL, cuja proposta era "desenvolver entre os brasileiros o gosto pelo automobilismo".