terça-feira, 16 de setembro de 2008

Produção Mundial de Veículos - 1998/2007

Ano...................Mundo.......................Brasil
1998................. 53.116.996............... 2.069.703
1999................. 56.258.892............... 1.350.828
2000................. 58.374.162............... 1.681.517
2001................. 56.304.925............... 1.817.237
2002................. 58.994.318............... 1.791.530
2003................. 60.663.225............... 1.827.791
2004................. 64.496.220................2.317.227
2005................. 66.482.439............... 2.530.840
2006................. 69.222.975............... 2.611.034
2007................. 73.152.696............... 2.970.818

Os dados foram divulgados pela OICA - International Organization of Motor Vehicle Manufactures.

Dias Gomes - Vítima de Acidente de Trânsito

Dias Gomes:
Alfredo de Freitas Dias Gomes (Salvador BA 1922 - São Paulo SP 1999). Autor. Sua obra tem uma abordagem humanista de esquerda, com temática voltada para o homem brasileiro e sua luta com a engrenagem social. Entre elas, O Pagador de Promessas, um clássico da moderna dramaturgia brasileira.
Morreu num acidente de trânsito, em São Paulo no dia 18 de maio de 1999, ao ser lançado para fora de um táxi que colidira em uma manobra irregular do motorista, que sobreviveu.

Maysa - Vítima de Acidente de Trânsito

Maysa:

Maysa Figueira Monjardim (São Paulo, 6 de junho de 1936 — Niterói , 22 de janeiro de 1977), mais conhecida como Maysa Matarazzo ou, simplesmente Maysa, foi uma cantora , compositora e atriz brasileira.

Morreu no Rio de Janeiro, vítima de um acidente na Ponte Rio-Niterói, em 22 de janeiro de 1977.

Vìtimas de Acidentes de Trânsito


Outros atletas que perderam a vida em acidentes de trânsito:
Lidu e Eduardo, do Corinthians, morreram em acidente ocorrido na Marginal Tietê, perto do Parque São Jorge.

Weverson, goleiro do São Paulo, em acidente na Rodovia Régis Bittencourt, no sentido São Paulo-Paraná, entre os municípios de Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra.

Natália Manfrim, jogadora de vôlei.

O atacante Mahicon Librelato, revelado pelo Criciúma, jogava pelo Internacional quando morreu em acidente automobilístico, em Florianópolis.

Clébson, lateral-direito do Vasco, morreu na estrada de Salvador para Itiúba, sua cidade natal.

Dirceu, que jogou por Vasco, Fluminense e Botafogo, morreu em acidente de carro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Edvaldo, ponta-esquerda do São Paulo e da seleção brasileira, nos anos 80, morreu em desastre de carro, na rodovia Castelo Branco, no município de Boituva, interior de São Paulo.

Alexandre, reserva do goleiro Zetti, no São Paulo, morreu em acidente automobilístico na rodovia Castelo Branco.

Alemão, atacante do Palmeiras, na Via Light, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Dener - Vìtima de Acidente de Trânsito

Dener, jogador de futebol:
Dener Augusto de Sousa (São Paulo, 2 de abril de 1971 — Rio de Janeiro, 18 de abril de 1994) foi um futebolista brasileiro. Ele morreu sufocado pelo cinto de segurança, em acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Everaldo - Vìtima de Acidente de Trânsito

Everaldo, jogador de futebol:Everaldo Marques da Silva (Porto Alegre, 11 de setembro de 1944 - Cachoeira do Sul, 27 de outubro de 1974), mais conhecido como Everaldo, foi o primeiro atleta que atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo. Por este feito ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio.
Faleceu em um acidente com qual viajava com a familia em seu Dodge Dart, no ano de 1974 (presente de uma concessionária de Porto Alegre pelo tri de 1970), quando voltava de Cachoeira do Sul (interior do estado) para Porto Alegre.

Princesa Diana - Vìtima de Acidente de Trânsito

Princesa Diana:
Diana, Princesa de Gales (Diana Frances, nascida Spencer; Sandringham, 1º de julho de 1961 — Paris, 31 de agosto de 1997) foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente da Rainha Elizabeth II. Seus dois filhos, os príncipes William e Harry, são respectivamente o segundo e o terceiro na linha de sucessão aos tronos do Reino Unido, do Canadá, da Austrália, da Nova Zelândia e de outros doze países da Commonwealth.
Sua trágica e inesperada morte em um acidente de carro, em Paris, foi seguida de um grande luto público pelo Reino Unido e, em menor escala, pelo mundo.
Carro onde viajava a Princesa Dina , após o acidente, em Paris:

James Dean - Vìtima de Acidente de Trânsito

James Dean:

James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de Fevereiro de 1931 - Salinas, Califórnia, 30 de Setembro de 1955) foi um ator, fotógrafo e piloto de corridas estadunidense. É considerado por muitos como um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950. Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de Setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas

Filmografia:

1955 - Vidas amargas
1955 - Juventude transviada
1956 - Assim caminha a humanidade
1953 - Atalhos do destino
1952 - Sinfonia prateada
1951 - Baionetas caladas
1951 - O marujo foi na onda

Curiosidades sobre o carro em que James Dean morreu:

* Quando o carro foi rebocado do local de acidente e levado a uma garagem, o motor escorregou e caiu sobre o mecânico, despedaçando ambas as suas pernas.

* Mais tarde o motor foi comprado por um médico que o colocou em seu carro de corridas e faleceu logo depois que uma corrida começou. O mesmo ocorreu com outro piloto na mesma corrida; seu carro usava o eixo cardã do carro de Dean.

* A garagem onde o Porsche foi reparado posteriormente foi destruída por um incêndio.

* Mais tarde o carro foi exibido em Sacramento (EUA), mas caiu da armação em que estava e quebrou o quadril de um adolescente.

* No Oregon, o trailer em que o carro estava sendo exibido deslizou de onde estava preso e destruiu a fachada de uma loja.

* Finalmente, em 1959, o carro misteriosamente quebrou em onze pedaços enquanto estava suspenso em um suporte de aço.

Carlos Pena Filho - Vítima de Acidente de Trânsito

Carlos Pena Filho: Carlos Pena Filho (Recife, 17 de maio de 1929 — Recife, 1 de julho de 1960) foi um poeta brasileiro, considerado um dos mais importantes poetas pernambucanos da segunda metade do século XX depois de João Cabral de Melo Neto.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, em frente à qual hoje se encontra o busto do poeta. Faleceu aos 31 anos, vítima de um acidente automobilístico, em 1º de julho de 1960, no Recife.

Qual a diferença entre loiras e sinais de trânsito?

- Qual a diferença entre loiras e sinais de trânsito?
- Alguns sinais de trânsito dizem PARE. . .

Trânsito e Tráfego

Trânsito ou Tráfego?
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Hollanda:
Tráfego: transporte de mercadorias em linhas férreas;
Trânsito: movimento dos pedestres e dos veículos nas cidades, considerado em seu conjunto.

Juscelino Kubitschek - Vítima de Acidente de Trânsito

Juscelino Kubitschek:

Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, 12 de setembro de 1902 — Resende, 22 de agosto de 1976) foi um médico , militar e político brasileiro. Conhecido como JK , foi prefeito de Belo Horizonte , governador de Minas Gerais e presidente do Brasil entre 1956 e 1961 . Foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX . Juscelino foi também o último mineiro a ser eleito presidente do Brasil pelo voto direto. Financiou a implantação da indústria automobilística e da indústria naval, a expansão da indústria pesada, a construção de usinas siderúrgicas e de grande usinas hidrelétricas, como Furnas e Três Marias, abriu as rodovias transregionais e aumentou a produção de petróleo da Petrobrás.

Faleceu em 1976, em um desastre automobilístico, em circunstâncias até hoje pouco claras, no quilômetro 328 da Rodovia Presidente Dutra, na altura da cidade fluminense de Resende. Até hoje, o local do acidente é conhecido como "curva do JK". Mais de 300 mil pessoas assistiram a seu funeral em Brasília. Seus restos mortais estão no Memorial JK, construído em 1981 na Capital Federal por ele fundada.

Isadora Duncan - Vìtima de Acidente de Trânsito

Isadora Duncan:
Isadora Duncan, nome artístico de Dora Angela Duncanon (São Francisco, 27 de maio de 1877 — Nice, 14 de setembro de 1927) foi uma bailarina dos Estados Unidos da América. Precursora da dança moderna, em sua proposta de instaurar uma dança completamente diferente do balé clássico, procurou inspiração em movimentos da natureza- ventos, palmeiras- e em poses e atitudes encontradas em cerâmicas e esculturas da Grécia Antiga.
Isadora morreu tragicamente, quando seu echarpe ficou preso nas rodas de um carro conversível, alguns meses depois do lançamento da sua autobiografia Minha Vida.

Albert Camus - Vítima de Acidente de Trânsito

Albert Camus:Albert Camus (Mondovi, 7 de novembro de 1913 — Villeblevin, 4 de janeiro de 1960) foi um escritor e filósofo nascido na Argélia . Na sua terra natal viveu sob o signo da guerra , fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor. Conhece Sartre em 1942 e tornam-se bons amigos no tempo de pós-guerra. Conheceram-se devido ao livro "O Estrangeiro" sobre o qual Sartre escreveu elogiosamente, dizendo que o autor seria uma pessoa que ele gostaria de conhecer.
Camus morreu em 1960 vítima de um acidente de automóvel. Em sua maleta estava contido o manuscrito de "O Primeiro Homem", um romance autobiográfico.

Rainha Asdrid - Vítima de Acidente de Trânsito

Rainha Asdrid da Bélgica:
Astrid, princesa da Suécia, a terceira filha do príncipe Óscar Carlos da Suécia, irmão do rei Gustavo e de sua mulher Ingeborgn nasceu em Estocolmo em no dia 17 de Novembro de 1905, e viria a ser a quarta rainha dos belgas.
O acidente: Em 1935 foi inaugurada a Exposição Internacional de Bruxelas. O rei comprara um belo automóvel, um Packard, último modelo. Em Agosto de 1935 o casal real instalou-se com os filhos e uma pequena comitiva numa aldeia suíça. Iam praticar alpinismo, gosto que Leopoldo herdara do pai. No dia 29 de Agosto o casal real, acompanhado por amigos que viajavam noutro carro partiram para as montanhas equipados para praticar o seu desporto preferido. O motorista e a dama de companhia da rainha viajavam no banco de trás. Tudo parecia sorrir naquele belo dia de Verão. Astrid, de mapa na mão seguia o itinerário e dava indicações ao marido dos locais onde gostava de parar para apreciar a paisagem, mas, num gesto impensado, a rainha, virando-se para o marido mostra-lhe algo no mapa e este, num segundo de distração, perde o controle do carro e vai bater violentamente contra uma árvore. O corpo de Astrid da Bélgica é brutalmente lançado, partindo com a cabeça o vidro e o seu corpo cai ensanguentado, tendo, segundo os especialistas tido morte imediata. O carro, segundo testemunhas, iria apenas a 60 km/hora. O automóvel acabaria por se precipitar no lago Lucerna, num local baixo, daí só parte ter ficado submersa, como mostram as fotos da época.

Pierre Currie - Vítima de Acidente de Trânsito

Pierre Currie:
Pierre Curie (Paris, 15 de maio de 1859 – Paris, 19 de abril de 1906) foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezoelectricidade e radioatividade. Obteve o prêmio Nobel da Física em 1903, juntamente com a sua mulher Marie Curie, outra famosa física: "em reconhecimento pelos extraordinários serviços que ambos prestaram através da suas pesquisas conjuntas sobre os fenômenos da radiação descobertos pelo professor Henri Becquerell".
Pierre Curie morreu em 19 de Abril de 1906, em resultado de um acidente de carro quando atravessava a Rue Dauphine em Paris durante uma tempestade. A sua cabeça foi esmagada pela roda de uma carruagem.

Custos dos Acidentes de Trânsito

Custos dos Acidentes de Trânsito

A determinação dos custos dos acidentes de trânsito envolve as variáveis perdas de rendimentos futuros, danos aos veículos, custos médicos-hospitares, danos as cargas, administração de seguros, etc. Alguns estudos foram realizados no Brasil:

1 – O Eng. Hildemar Nunes Cunha do DER do Estado de São Paulo realizou um estudo sobre os custos dos acidentes de trânsito em dezembro de 1978, o qual determinou que o valor assumido por uma morte devido aos acidentes de trânsito equivale a US$ 145.000,00 e para uma vítima ferida, esse custo é de US$ 1.080,00.
O custo total de vitimação ( mortos e feridos ) foi calculado em US$ 18.150,00.

2 – Em setembro de 1994, uma estimativa dos custos de acidentes de trânsito ocorridos no Brasil, foi divulgado pelo DNER e os valores obtidos foram:
Valor do custo médio do acidente de trânsito envolvendo vítima fatal: US$ 136.000,00;
Valor do custo médio do acidente de trânsito envolvendo vítima não fatal: US$ 24.070,00;

Nos Estados Unidos, estudos realizados pela National Highway Traffic Safety Administration ( NHTSA ) em 1994, determinaram os seguintes valores para os custos dos acidentes de trânsito:
a) Custo total dos acidentes de trânsito: US$ 150.500.000.000,00, referente a 40.676 mortos, 5.200.000 feridos e 27.000.000 de veículos avariados ( número equivalente a frota de veículos no Brasil...);

b) Do total de US$ 150,5 bilhões, US$ 17 bilhões foram devidos a despesas hospitalares ( 11,3%)...

c) Acidentes que envolveram pessoas alcoolizadas resultaram em um custo de US$ 45 bilhões (30%)....

d) Acidentes devido ao excesso de velocidade custaram US$ 27,7 bilhões ( 18,4% )....

Dados mais recentes ( ano 2.000 ) sobre custos dos acidentes de trânsito nos Estados Unidos apresentaram os seguintes resultados:
a) Os custos foram US$ 230,6 bilhões; custo médio de acidente com vítimas foi de US 31.974,00;

b) O uso do cinto de segurança evitou a morte de 11.900 pessoas e 325.000 feridos graves ( economia de US$ 50 bilhões );

c) 9.200 pessoas morreram e 143.000 ficaram gravemente ferido por não estarem usando o cinto de segurança e isto custou US$26 bilhões.

Outras informações sobre os custos de acidentes de trânsito podem ser obtidas no site www.nhtsa.dot.gov.

Curiosidades

1 – O poeta Olavo Bilac foi o precursor dos acidentes de trânsito no Brasil. Em 1897, ele colidiu contra uma árvore, o veículo que dirigia, um carro movido a vapor, de propriedade do abolicionista José do Patrocínio...
2 - O primeiro veículo com cinto de segurança foi um modelo fabricado pela NASH , nos EUA, no ano de 1949...
3 – Uma pessoa atropelada por um veículo a 60km/h é equivalente a uma queda do 11º andar de um prédio... se o veículo estiver a 80km/h, equivale a uma queda do 20º andar...e se o veículo estiver a 120km/h, equivale a uma queda do 45º andar...
4 - Na cidade Finlandesa de Raahe, um senhor de 71 anos foi atropelado e morto numa determinada estrada por um caminhão que colidiu com sua bicicleta; duas horas depois, na mesma estrada, ocorria outro atropelamento, que matou outro senhor que também estava andando de bicicleta. Detalhe: as vítimas eram irmãos gêmeos...
5 - O Brasil gasta 5 bilhões de dólares por ano com acidentes de trãnsito, o que corresponde a 70% dos recursos do Sistema da Previdência referentes aos acidentes de trabalho...

História do Automóvel - Parte 2

O primeiro automóvel produzido no país foi a ROMISETA, o qual foi utilizado pelo presidente Juscelino Kubitschek ( por sinal, vítima de um acidente de trânsito ) em desfile pelas ruas de Brasilia, ainda em construção.
Em 1960, a frota de veículos do Brasil era de 508 mil veículos. Atualmente, nossa frota é de mais de 30 milhões de veículos, a qual cresce em média 6% ao ano e estará duplicada no ano de 2008.Vale salientar que 40% da frota está circulando nas capitais dos Estados brasileiros. Anualmente são fabricados cerca de 2.000.000 de veículos no Brasil. Nosso país possui um cerca de 2 milhões de quilômetros de rodovias, sendo que, apenas 9% estão pavimentadas...
As estatísticas de acidentes de trânsito revelam dados impressionantes:
* O trânsito mata mais que as doenças do aparelho respiratório, pneumonia, diabetes, doenças hipertensivas, neoplasma maligno da traquéia, brônquios e pulmões e AIDS;
* Entre os anos de 1960 a 2000, as mortes devida aos acidentes de trânsito somaram 671.000 e os feridos, 8.267192;
* O índice de mortos por 10.000 veículos, no Brasil, em 2.000 alcançou o valor de 6,8. A Organização Mundial de Saúde considera um índice de 3,0 como tolerável;
* Apesar da importância da industria automobilística na economia nacional, gerando milhares de empregos e impostos para os governantes aplicarem na melhoria das condições de vida da população, ela gera também um desperdício para a sociedade. Esse desperdício tem um custo social, representado por despesas médicas/hospitalares, funerais, reabilitação dos feridos, tempo perdido com congestionamentos, etc, etc.

* No Brasil, o DNER realizou um estudo sobre os custos dos acidentes de trânsito e estimou o valor de 13.360 dólares por pessoa vitimada. Assim, podemos estimar os custos dos acidentes de trânsito para o ano 2.000 no Brasil: 380.000 vítimas x US$13.360 =5.076.800.000 dólares = R$ 15.230.400.000 ou 1 milhão de carros populares...

História do Automóvel - Parte 1

Esta breve História do Automóvel foi escrita pelo Autor do Blog no ano de 2003.
OS PIONEIROS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

O espirito inventivo e inquieto do homem voltava-se para uma das maiores invenções: um veículo que locomover-se por si mesmo. Um desses pioneiros foi HANS HAULTSCH, que no ano de 1650, na cidade de Nuremberg, construiu um veículo impulsionado por um mecanismo semelhante ao utilizado nos relógios.
Na Inglaterra, em 1776, James Watt (1723-1819) inventa a máquina à vapor, que revolucionou a indústria daquele país. Baseado no princípio da máquina de Watt, Nicolas Cugnot, em 1769, construiu o primeiro veículo que andava por meio de sua própria energia. Em 1825, George Stephenson (1781-1848) construiu a primeira locomotiva. Em 1865, o governo inglês elabora as LOCOMOTIVES ACTS, que ficou conhecida como a Lei da Bandeira Vermelha. Este decreto obrigava que todos os veículos que não fossem movidos por tração animal, deveriam ser precedidos por um homem, a pé, agitando uma bandeira vermelha. Essa Lei foi a principal causa do atraso no desenvolvimento dos veículos automotores de maior velocidade na Inglaterra.
Na Alemanha, em 1886, Karl Benz ( 1834-1900 ), produziu o primeiro veículo comercial: Atingia a velocidade de 16km/h. O combustível utilizado era a benzina.
Em 1894, Levessor Kreb revolucionou o desenho do automóvel. Projetou o PENHAROL, com motor dianteiro, freios e acelerador acionado por pedais.
Nos Estados Unidos, Henry Ford ( 1863-1947 )desenvolveu o Modelo –T e criou a primeira linha de produção. Em 1903, já fabricava 1.000 veículos por dia. Até o ano de 1927, haviam sido fabricados mais de 15 milhões do famoso Modelo T.
O ano de 1899 marcou o início de uma das maiores hecatombes da História da Humanidade. No dia 13 de setembro, o primeiro acidente de trânsito com veículo a motor foi registrado nos Estados Unidos: um homem chamado Henry Bliss foi atropelado e morto em Nova Iorque. Outros pesquisadores afirmam que o primeiro acidente de trânsito foi registrado no Natal do ano de 1900, também em Nova Iorque, quando um veículo em alta velocidade, atropelou e matou uma enfermeira.
No decorrer do século XX, a humanidade alcançou enorme progresso tecnológico que lhe permitiu elevar seu nível cultural e suas condições de vida, graças a um meio de transporte rápido e prático: o automóvel. Entretanto, o uso generalizado deste meio de transporte concorreu para o aumento do número de acidentes de trânsito, atribuídos a diversos fatores.

Um acidente de trânsito é uma falha no sistema VIA-VEÍCULO-CONDUTOR, na execução de uma ou mais operação necessária para completar uma manobra sem danos.
No século XV, uma profetiza inglesa conhecida como Mother Shipton previu: "Carruagens sem cavalos andarão e os acidentes encherão o mundo de aflição". A profecia se tornou uma realidade.
Os problemas de trânsito são semelhantes em todos os países do mundo, mas os métodos de abordagem da questão são diferentes No Brasil, o primeiro automóvel foi trazido de Paris, no ano de 1891, por Santos Dumont. O veículo era um Peugeot de rodas altas e 3,5 CV. Naquela época eram eleitos os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da República do Brasil. O país tinha 14 milhões de habitantes - mais de 80% vivendo na zona rural. Em 1907 foi inaugurado o AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL, cuja proposta era "desenvolver entre os brasileiros o gosto pelo automobilismo".