Esta breve História do Automóvel foi escrita pelo Autor do Blog no ano de 2003.
OS PIONEIROS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
O espirito inventivo e inquieto do homem voltava-se para uma das maiores invenções: um veículo que locomover-se por si mesmo. Um desses pioneiros foi HANS HAULTSCH, que no ano de 1650, na cidade de Nuremberg, construiu um veículo impulsionado por um mecanismo semelhante ao utilizado nos relógios.
Na Inglaterra, em 1776, James Watt (1723-1819) inventa a máquina à vapor, que revolucionou a indústria daquele país. Baseado no princípio da máquina de Watt, Nicolas Cugnot, em 1769, construiu o primeiro veículo que andava por meio de sua própria energia. Em 1825, George Stephenson (1781-1848) construiu a primeira locomotiva. Em 1865, o governo inglês elabora as LOCOMOTIVES ACTS, que ficou conhecida como a Lei da Bandeira Vermelha. Este decreto obrigava que todos os veículos que não fossem movidos por tração animal, deveriam ser precedidos por um homem, a pé, agitando uma bandeira vermelha. Essa Lei foi a principal causa do atraso no desenvolvimento dos veículos automotores de maior velocidade na Inglaterra.
Na Alemanha, em 1886, Karl Benz ( 1834-1900 ), produziu o primeiro veículo comercial: Atingia a velocidade de 16km/h. O combustível utilizado era a benzina.
Em 1894, Levessor Kreb revolucionou o desenho do automóvel. Projetou o PENHAROL, com motor dianteiro, freios e acelerador acionado por pedais.
Nos Estados Unidos, Henry Ford ( 1863-1947 )desenvolveu o Modelo –T e criou a primeira linha de produção. Em 1903, já fabricava 1.000 veículos por dia. Até o ano de 1927, haviam sido fabricados mais de 15 milhões do famoso Modelo T.
O espirito inventivo e inquieto do homem voltava-se para uma das maiores invenções: um veículo que locomover-se por si mesmo. Um desses pioneiros foi HANS HAULTSCH, que no ano de 1650, na cidade de Nuremberg, construiu um veículo impulsionado por um mecanismo semelhante ao utilizado nos relógios.
Na Inglaterra, em 1776, James Watt (1723-1819) inventa a máquina à vapor, que revolucionou a indústria daquele país. Baseado no princípio da máquina de Watt, Nicolas Cugnot, em 1769, construiu o primeiro veículo que andava por meio de sua própria energia. Em 1825, George Stephenson (1781-1848) construiu a primeira locomotiva. Em 1865, o governo inglês elabora as LOCOMOTIVES ACTS, que ficou conhecida como a Lei da Bandeira Vermelha. Este decreto obrigava que todos os veículos que não fossem movidos por tração animal, deveriam ser precedidos por um homem, a pé, agitando uma bandeira vermelha. Essa Lei foi a principal causa do atraso no desenvolvimento dos veículos automotores de maior velocidade na Inglaterra.
Na Alemanha, em 1886, Karl Benz ( 1834-1900 ), produziu o primeiro veículo comercial: Atingia a velocidade de 16km/h. O combustível utilizado era a benzina.
Em 1894, Levessor Kreb revolucionou o desenho do automóvel. Projetou o PENHAROL, com motor dianteiro, freios e acelerador acionado por pedais.
Nos Estados Unidos, Henry Ford ( 1863-1947 )desenvolveu o Modelo –T e criou a primeira linha de produção. Em 1903, já fabricava 1.000 veículos por dia. Até o ano de 1927, haviam sido fabricados mais de 15 milhões do famoso Modelo T.
O ano de 1899 marcou o início de uma das maiores hecatombes da História da Humanidade. No dia 13 de setembro, o primeiro acidente de trânsito com veículo a motor foi registrado nos Estados Unidos: um homem chamado Henry Bliss foi atropelado e morto em Nova Iorque. Outros pesquisadores afirmam que o primeiro acidente de trânsito foi registrado no Natal do ano de 1900, também em Nova Iorque, quando um veículo em alta velocidade, atropelou e matou uma enfermeira.
No decorrer do século XX, a humanidade alcançou enorme progresso tecnológico que lhe permitiu elevar seu nível cultural e suas condições de vida, graças a um meio de transporte rápido e prático: o automóvel. Entretanto, o uso generalizado deste meio de transporte concorreu para o aumento do número de acidentes de trânsito, atribuídos a diversos fatores.
No decorrer do século XX, a humanidade alcançou enorme progresso tecnológico que lhe permitiu elevar seu nível cultural e suas condições de vida, graças a um meio de transporte rápido e prático: o automóvel. Entretanto, o uso generalizado deste meio de transporte concorreu para o aumento do número de acidentes de trânsito, atribuídos a diversos fatores.
Um acidente de trânsito é uma falha no sistema VIA-VEÍCULO-CONDUTOR, na execução de uma ou mais operação necessária para completar uma manobra sem danos.
No século XV, uma profetiza inglesa conhecida como Mother Shipton previu: "Carruagens sem cavalos andarão e os acidentes encherão o mundo de aflição". A profecia se tornou uma realidade.
Os problemas de trânsito são semelhantes em todos os países do mundo, mas os métodos de abordagem da questão são diferentes No Brasil, o primeiro automóvel foi trazido de Paris, no ano de 1891, por Santos Dumont. O veículo era um Peugeot de rodas altas e 3,5 CV. Naquela época eram eleitos os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da República do Brasil. O país tinha 14 milhões de habitantes - mais de 80% vivendo na zona rural. Em 1907 foi inaugurado o AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL, cuja proposta era "desenvolver entre os brasileiros o gosto pelo automobilismo".
Os problemas de trânsito são semelhantes em todos os países do mundo, mas os métodos de abordagem da questão são diferentes No Brasil, o primeiro automóvel foi trazido de Paris, no ano de 1891, por Santos Dumont. O veículo era um Peugeot de rodas altas e 3,5 CV. Naquela época eram eleitos os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da República do Brasil. O país tinha 14 milhões de habitantes - mais de 80% vivendo na zona rural. Em 1907 foi inaugurado o AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL, cuja proposta era "desenvolver entre os brasileiros o gosto pelo automobilismo".
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